O processo de realização de exames clínicos laboratoriais começa com a avaliação e  pedido do médico e termina com a interpretação desses exames. Nesse meio tempo o papel do auxiliar de laboratório é fundamental. Atuando na coleta dos materiais e preparo de amostras dos materiais biológicos a serem avaliados, realização dos testes e preparo dos laudos. 


Coleta apenas com laboratório especializado.

No que se refere às fontes de obtenção e métodos de análise destes materiais biológicos com fins de investigação microbiológica, tem-se as seguintes recomendações:

 

  • Hemocultura: coleta de sangue, em que são utilizados frascos com meio de cultura com aspiração à vácuo; útil para hemocultura de leveduras, fungos ou bactérias.

 

  • Secreção de ferida cutânea ou cirúrgica, abscesso ou fístula: o material deve ser coletado, preferencialmente, após lavagem da lesão com soro fisiológico; a coleta pode ser feita por aspiração da secreção ali presente ou do líquido não drenado (por meio de seringa e agulha estéreis) ou ainda com swab.

 

  • Fragmento de tecido: em se tratando de feridas ou lesões cutâneas é recomendado o cultivo de pequeno fragmento do tecido (biópsia), mas ainda poderá ser utilizado o swab.

 

  • Urocultura: a urina na bexiga é estéril; entretanto, dependendo do modo de coleta, pode ocorrer sua contaminação com a microbiota uretral. Para tentar minimizar essa contaminação, o modo mais recomendado de se realizar a coleta é por meio da coleta de urina de jato médio.

 

  • Líquor: a punção para obtenção do líquor é feito na coluna lombar e exige condições estritas de assepsia; a recomendação é que a coleta já seja realizada no próprio meio de cultura; além disso, o líquor não deve ser armazenado sob refrigeração, uma vez que algumas bactérias não resistem a temperaturas muito baixas.

 

  • Fezes: devem ser coletadas, preferencialmente, no início na fase aguda da doença, quando os agentes infecciosos costumam estar presentes em maior número. Havendo porções mucosas ou sanguinolentas nas fezes, deve-se dar preferência à coleta das mesmas (DUTRA, 2002).

 

Entre em contato conosco e conte com a experiência e profissionalismo que só a Exacamp pode oferecer.

Telefone: (19) 3231.6727 | (19) 3231.5538

E-mail: contato@exacamp.com.br